Plano do questionário:

Segundo Hill & Hill (2008):

  1. listar todas as variáveis da investigação, incluído as características dos inquiridos;
  2. especificar o número de questões para cada variável. Temos normalmente um rácio de uma variável – uma questão, mas podem fazer-se mais questões para a mesma variável;
  3. escrever uma versão inicial de cada questão;
  4. pensar na natureza da hipótese geral e nas variáveis e perguntas iniciais associadas, concluindo qual a hipótese geral com que se fica. Existem dois tipos de hipóteses: 

                        a) aquelas que tratam das diferenças entre grupos de inquiridos (grau académico das mulheres e dos homens);

                        b) as que tratam das relações entre variáveis (O género está relacionado com o grau académico);

  1. consoante o tipo de hipótese geral, decidir quais as técnicas estatísticas adequadas para testar a hipótese tendo em atenção os pressupostos destas técnicas;
  2. decidir com base na informação do passo 5, o tipo de resposta desejável para cada pergunta associada com a hipótese geral, sendo que existem 4 tipos de resposta possíveis:

                    a. qualitativa descrita por palavras do respondente (aberta): não dão medidas quantitativas das variáveis, pelo que podem( e devem) transformar-se em respostas fechadas sempre que tal seja possível;

                    b. qualitativa escolhida num conjunto de respostas alternativas (fechada);

                    c. quantitativa o respondente escreve um número (aberta);

                    d. quantitativa escolhida pelo respondente a partir de um conjunto de alternativas apresentadas.

  1. Com base nos passos 4, 5 e 6 escrever a hipótese operacional;
  2. considerar as perguntas iniciais e se necessário poli-las;
  3. verificar se a versão final das questões e respostas estão adequadas à hipótese;
  4. repetir os passos 3 – 9 para outras hipóteses gerais;
  5. escrever as instruções associadas com as perguntas para informar o respondente como deve responder;
  6. planear as secções do questionário (dividi-lo em secções/temas).

 

Resumidamente: