Plano do questionário:
Segundo Hill & Hill (2008):
- listar todas as variáveis da investigação, incluído as características dos inquiridos;
- especificar o número de questões para cada variável. Temos normalmente um rácio de uma variável – uma questão, mas podem fazer-se mais questões para a mesma variável;
- escrever uma versão inicial de cada questão;
- pensar na natureza da hipótese geral e nas variáveis e perguntas iniciais associadas, concluindo qual a hipótese geral com que se fica. Existem dois tipos de hipóteses:
a) aquelas que tratam das diferenças entre grupos de inquiridos (grau académico das mulheres e dos homens);
b) as que tratam das relações entre variáveis (O género está relacionado com o grau académico);
- consoante o tipo de hipótese geral, decidir quais as técnicas estatísticas adequadas para testar a hipótese tendo em atenção os pressupostos destas técnicas;
- decidir com base na informação do passo 5, o tipo de resposta desejável para cada pergunta associada com a hipótese geral, sendo que existem 4 tipos de resposta possíveis:
a. qualitativa descrita por palavras do respondente (aberta): não dão medidas quantitativas das variáveis, pelo que podem( e devem) transformar-se em respostas fechadas sempre que tal seja possível;
b. qualitativa escolhida num conjunto de respostas alternativas (fechada);
c. quantitativa o respondente escreve um número (aberta);
d. quantitativa escolhida pelo respondente a partir de um conjunto de alternativas apresentadas.
- Com base nos passos 4, 5 e 6 escrever a hipótese operacional;
- considerar as perguntas iniciais e se necessário poli-las;
- verificar se a versão final das questões e respostas estão adequadas à hipótese;
- repetir os passos 3 – 9 para outras hipóteses gerais;
- escrever as instruções associadas com as perguntas para informar o respondente como deve responder;
- planear as secções do questionário (dividi-lo em secções/temas).
Resumidamente: