Survey

Segundo Clara Coutinho, os Survey, inquérito ou questionários em português, começam sempre por levantar uma questão ou um problema. “Quanto?”, “Com que frequência?”, “Quão comum?”, são as questões a que um investigador procura responder, inquirindo uma amostra de sujeitos que seja representativa da população (Stern & Kalof, 1996) citados por (Coutinho, 2011).

Seguindo esta ideia, construir um instrumento de pesquisa é uma arte em si. Há inúmeras decisões para tomar - acerca do conteúdo, palavras e colocação que podem trazer importantes consequências para todo o estudo. Apesar de não existir uma maneira perfeita de realizar esta tarefa, existem muitos conselhos que poderão aumentar as nossas hipóteses de desenvolver um produto final melhor.

Segundo Coutinho (2011), qualquer plano de investigação implica uma recolha de dados.

Charles (1998, citado por Coutinho, 2011) considera que existem seis procedimentos distintos para recolher dados: Notação; Descrição; Análise; Questionário; Testes e Medição.

Notação: mais usado em investigação descritiva. Registo por parte do investigador de características observadas em pessoas, objetos, contextos ou acontecimentos.

Descrição: processo de transformar observações em anotações verbais.

Análise: o investigador observa e procura inferir traços, processos, significados e relações (Charles,1998, citado por Coutinho, 2011).

Inquérito: Obter respostas por parte dos participantes no estudo (Weirsma, 1995; Ghiglione & Matalon, 1997; citado por Coutinho, 2011).

Entrevista: Processa-se face a face, pelo telefone, correio eletrónico ou ferramentas sincronar. Neste caso também se procura obter respostas por parte dos participantes no estudo.

Questionário: Semelhante às entrevistas, mas autoadministrados (Ghiglione & Matalon, 1997, citado por Coutinho, 2011). Podem ser em papel, por correio ou entregue em mão. Atualmente e tendo em conta, o desenvolvimento tecnológico muitos dos questionários são realizados por correio eletrónico.

Testes/medição: Processo de obter dados, pela resposta/desempenho dos particpantes em testes, inventários, escalas, ou seja, provas de avaliação específicas para aferir as caraterísticas e/ou traços individuais dos participantes.