Tipos de Survey
Existem muitas variedades de survey. Em português survey significa "inquérito" ou "sondagem".
No caso dos inquéritos temos por exemplo, estudos de opinião pública, de mercado, etc. Neste tipo de estudos aplicam-se inquéritos a uma amostra da população. Depois usando a estatística indutiva ou inferencial extrapola-se os resultados para a população.
No caso das sondagens temos o exemplo, bastante recente do censos da população portuguesa.Este inquérito foi aplicado a toda a população estudada. Depois de aplicados os inquéritos, os resultados obtidos foram tratados com o recurso a técnicas de estatística descritiva.
De uma forma geral, o survey visa analisar a frequência, distribuição e relações entre variáveis estudadas, sem manipulação por parte do investigador (Miller, 1991, citado por Coutinho, 2011).
Portanto os survey são classificados segundo três objetivos: descrever, explicar e explorar.
Existem contudo, segundo Coutinho (2011), surveys que acumulam mais que um destes três objetivos. Neste caso, estamos perante survey com objetivos múltiplos.
Assim sendo, podemos concluir que os surveys dividem-se em dois grandes grupos:
1. os de objetivo único;
2. os de objetivo múltiplo;
Esquematicamente: