Questionário

Segundo Quivy & Campenhoudt, um questionário é um instrumento de observação, construído com base em questões escritas, numa determinada sequência, que serão dirigidas a um conjunto de indivíduos. Estas questões procuram obter informação acerca das opiniões, representações, crenças, etc. dos sujeitos inquiridos (1992, citado por Chagas, 2010).

 De acordo com Ghiglione & Matalon (1997, citado por Coutinho, 2011) os inquéritos são semelhantes às entrevistas, mas dispensam a presença do entrevistador. 

São normalmente formulários impressos, que podem ser enviados pelo correio (para grandes populações), entregues em mão (para amostras mais pequenas), enviados por correio eletrónico, ou até podem ser respondidos numa página web criada para o efeito.

São aplicados em várias situações e contextos de investigação e não impõem as restrições das entrevistas, sendo populares entre as CSH (Moreira, 2004, citado por Coutinho, 2011).

Comparativamente à entrevista, o inquérito:

    1 - Implica menores custos médios, mas não fornece a riqueza de pormenores de uma entrevista;

    2 - Não existem certezas de um índice de retorno de 100% (normalmente não tem).  Segundo Mason & Bramble (1997, citado por Coutinho, 2011) um índice de retorno de 70% é “considerado bom”.